terça-feira, 3 de maio de 2011

Importância do comercio Internacional na atualidade:

e importante por causa das relações comerciais do países desenvolvidos e subdesenvolvidos mantendo assim um equilíbrio na economia mundial quando a economia melhora surgem mais oportunidades de fazer a diferença na grandes economias e na sociedade.

O comércio internacional é uma disciplina da teoria econômica, que, juntamente com o estudo do sistema financeiro internacional, forma a disciplina da economia internacional.

Muitos fatores podem ser utilizados como motivação para a realização do comércio exterior, bastando a análise dos diversos existentes, e mesmo apresentando todas as condições favoráveis ou contrárias, isto não será impedimento ao comércio, pois este poderá ser realizado independentemente de qualquer motivação lógica, muitas vezes por motivos comerciais, outras por motivos políticos, interesse no produto estrangeiro, etc.

O comércio exterior é movido também por relacionamentos entre os países, os quais precisam trocar mercadorias pelas mais diversas razões, e elas poderão não estar relacionadas à abundância ou à falta de recursos, clima, capital,
trabalho, etc.

A importância dos relacionamentos transcende os motivos materiais, podendo estar relacionada a motivos comerciais em que a compra e venda de mercadorias podem fazer parte de um conjunto mais abrangente de contatos e ações entre os países. A importância política também é relevante nas transações comerciais, podendo determinar o volume de negócios entre os países.

Melhoria da qualidade pode ser um fator determinante nas relações comerciais, já que uma abertura de fronteiras pode balizar a produção interna por meio da concorrência estrangeira, visto que esta pode determinar mudanças importantes na produção da industria nacional.

A compra e venda de mercadorias pode ser afetada pelo nível de investimentos e este ato poderá ser de interesse dos países, tanto para forçar a exportação quanto a importação de 
determinados produtos e de determinados países.

Atividade econômica complementar é outro fator de extrema importância, visto o inter-relacionamento cada vez mais profundo entre as economias internacionais, funcionando um país como complemento a outro, em especial com o conceito de produtos mundiais. 
Determinado produto poderá ser feito em diversos países e ter a sua montagem concentrada em apenas um ou poucos deles. Isto levará necessariamente a um aumento do comércio mundial.

Também a diluição de riscos é de grande importância, pois estar focado em apenas um mercado, o interno, poderá trazer problemas na medida em que a economia nacional poderá sofrer abalos com crises. A importação de mercadorias de vários países poderá eliminar os problemas nacionais, assim com a exportação também ampliará os mercados para o escoamento de uma produção que poderá ter seu consumo diminuído em seu mercado interno. Mercados alternativos são uma forma de manter o equilíbrio de uma empresa, que assim fica livre das ocorrências e eventos de um único mercado.

O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional esteve presente através de grande parte da história da humanidade (ver rota da seda), mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, e o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional é normalmente relacionado com o fenômeno da globalização.

2 comentários:

  1. Ola Meus Caros esta postagem é para ajudar algumas pessoas que poção vir a precisar desta Informação.

    ResponderExcluir